1.7.07

Diário (ou Quase Isso) da Chapolândia: Brazucas Tremem Só de Pensar em Repetir 1987

Neste domingo, o Brasil enfrenta o Chile, pela segunda rodada da primeira fase da Copa América. Como todos sabem, enfrentamos os chilenos várias vezes. Ganhamos umas, perdemos outras, empatamos algumas. Prefiro me lembrar do jogo de 1991, quando ainda lutávamos pelo título e ganhamos deles por 2 a 0 na última rodada da fase final, em pleno Estádio Nacional. Ou do de 1999, quando vencíamos por 1 a 0 e levávamos sufoco, até que um abençoado nevoeiro cobriu Ciudad del Este e forçou o final da partida antes do tempo esgotar. Mas não adianta: o fantasma de 1987 não nos sai da cabeça.

Naquele ano, a competição deixou de ser disputada em jogos de ida e volta pra ser realizada num único país-sede. O Brasil caiu num grupo com Venezuela e Chile. Pareceria mole. Tanto que, na estréia, o Brasil goleou a Venezuela por 5 a 0. Os chilenos derrotaram os venezuelanos por 3 a 1, e o Brasil precisava de um simples empate. Mas o Chile passou por cima da Seleça: 4 a 0, dois de Basay e mais dois de Letelier.

Naquele ano os chilenos foram vice-campeões duas vezes: da própria Copa América (perderam para o Uruguai por 1 a 0) e do Pan de Indianápolis (perdendo para o... Brasil! A vingança não tardou e muito menos falhou).

Vamos recordar os bons momentos! Esse final foi pra botar a mensagem pra cima...

Nenhum comentário: